sábado, 9 de fevereiro de 2019

ARTIGO: ARTESANATO JAPONÊS

Densas florestas cobrem as montanhas de Hakone, nos arredores do monte Fuji, Japão. Viajando pela encosta da montanha por uma sinuosa estrada quase deserta, chegamos a um vilarejo antigo, graciosamente conservado, cujo nome é Hatajuku. Foi nessa tranqüila comunidade que nasceu o yosegi.
Yosegi significa literalmente “combinação de peças de madeira” e caracteriza-se pelos desenhos geométricos na superfície de peças artesanais de madeira, que vão desde marcadores de página a caixas com gavetas corrediças. Há desenhos de diversos formatos e cores. Quando percebemos que não é pintura, mas sim montagem e depois colagem de madeira de cores diferentes, passamos a gostar ainda mais do yosegi.

Como se desenvolveu esse artesanato sem igual? No século 19, um artesão chamado Nihei Ishikawa teve a idéia de colar madeira de cores diferentes. Então, ao cortar transversalmente folhas finas de madeira a partir dos blocos originais, ele fez caixas e outras peças com desenhos de mosaico.

Mais tarde, desenvolveu-se um método mais eficiente de fazer yosegi. Consistia em passar plaina em blocos e transformá-los em chapas de madeira da espessura duma folha de papel e colá-las em pedaços mais espessos de madeira, como uma madeira compensada. Isso permitiu que se fizessem suvenires para os que visitassem a estância termal de Hakone, próximo dali.
Usam-se diferentes madeiras para fazer yosegi. O branco, por exemplo, vem do evônimo e do corniso; o amarelo, do charão e do rus silvestre; o marrom claro, da cerejeira e da Zelkova serrata e o preto, da Cercidiphyllum japonicum.
Quando visitar Hakone, talvez queira comprar pequenos descansos para objetos ou marcadores de página, de yosegi, que são relativamente baratos. Mesmo esses pequenos suvenires vão fazê-lo lembrar-se da sua visita a Hakone, nos arredores do famoso monte Fuji, e de ter entrado em contato com esse fascinante artesanato que teve início há mais de 150 anos.
Para fazer o artesão que faz yosegi passa a plaina em madeiras de cores diferentes até conseguir a espessura desejada. Daí, ele cola as chapas em camadas e o desenho colorido aparece no topo das chapas coladas. Então, o artesão corta transversalmente a chapa colada para obter tiras da madeira em camadas que se encaixam num molde específico. Depois de aparar as tiras com uma plaina, ele as retira do molde, cola-as para obter um desenho e as costura com uma linha de algodão. Isso é uma unidade básica para um yosegi.
A seguir, o artesão cola várias unidades pequenas para obter uma unidade maior.Daí, ele a corta em fatias. Então, ele arruma essas fatias num desenho ainda maior e as cola. Esse processo continua até que o artesão tenha feito uma chapa maior chamada tanegi, ou uma peça de madeira.
O artesão tem agora um desenho básico para o produto final. Com uma plaina especial, ele reduz o tanegi a folhas finas chamadas zuku.  Depois de usar sobre elas o ferro de passar, ele está pronto para decorar os artefatos de madeira com o zuku.


Sem comentários:

Enviar um comentário